O Pavilhão Quadracci de Santiago Calatrava e o Centro de Arte Contemporânea da vencedora do Pritzker, Zaha Hadid, estão comemorando seu 20º aniversário. Ambos os edifícios, primeiros desses arquitetos nos EUA, contribuíram para o desenvolvimento econômico das cidades do centro-oeste nas últimas duas décadas. Por esse mesmo motivo, o prefeito de Milwaukee declarou o dia 16 de setembro como "Santiago Calatrava Day" para celebrar a abertura do Pavilhão.
Esta é uma região no norte dos Estados Unidos que está crescendo acima da média, econômica e demograficamente, mas ainda não no nível de metrópoles como Nova York, Los Angeles ou Houston. Historicamente, a migração para o sul do país - mais conhecida como Sunbelt Boomtown - foi um sinal de alta produtividade e um período de redistribuição populacional nos EUA. No entanto, o sul sofreu desacelerações em suas economias e taxas de crescimento nas últimas três décadas. Por outro lado, o centro-oeste está fortalecendo a produção nacional e oferecendo preços médios de imóveis mais baixos e uma melhor qualidade de vida em comparação com o Sun Belt.
A arquitetura tem desempenhado um papel fundamental no estímulo econômico do centro-oeste: a migração e a mobilidade residencial desencadearam o mercado imobiliário; servindo como destino para os amantes da arte e da arquitetura (o centro-oeste abriga várias joias de Mies Van der Rohe e Frank Lloyd Wright) e é um guia para a revitalização de cidades como Detroit. Marcos urbanos no meio-oeste dos Estados Unidos, como o Pritzker Pavilion de Frank Gehry em Chicago, o Guthrie Theatre em Minneapolis de Jean Nouvel (também seu primeiro trabalho concluído na América do Norte), a Des Moines Public Library de David Chipperfield, o Glass Pavilion no Museu de Arte de Toledo/SANA e o 20º aniversário dos edifícios de Calatrava e Zaha são oportunidades para refletir sobre o que os edifícios significam para as cidades, comunidades e o país em geral.
O Pavilhão Quadracci e o Centro de Arte Contemporânea também promovem talentos emergentes em todo o mundo. O pavilhão de Calatrava motivou a criação do Prêmio Marcus – que traz talentos emergentes de todo o mundo para a Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da UW-Milwaukee. Para a construção do CAC em Cincinnati, a escolha foi unânime. A decisão de contratar Hadid entre as 300 empresas, incluindo o finalista Daniel Libeskind e Bernard Tschumi, estava de acordo com o histórico do CAC de promover artistas contemporâneos emergentes ou desconhecidos.
O Calatrava Day ancora ainda o papel da arquitetura como promotora de marcos culturais que enriquecem o acervo do Museu e a comunidade local. Esses projetos abriram o caminho para o desenvolvimento de ícones adicionais do meio-oeste, incluindo o novo Museu Público de New Milwaukee por Ennead Architects e Kahler Slater, o Mulva Cultural Center em Wisconsin pela SOM e o Fria Veterans Memorial em Wisconsin por Oyler Wu Collaborative selecionado em um concurso internacional de projeto.